Pular para o conteúdo

O que é Democracia Pura

A democracia só é uma realidade quando exercida na sua plenitude pelo cidadão. Quando a população puder expressar livremente suas ideias, defender e colocar em votação seus próprios projetos, sem intermediários e com a consulta direta em forma de plebiscito popular, aí sim temos a verdadeira democracia, a Democracia Pura e Direta.

Quando a população puder expressar livremente suas ideias, defender e colocar em votação seus próprios projetos, sem intermediários e com a consulta direta em forma de plebiscito popular, aí sim temos a verdadeira democracia, a Democracia Pura e Direta.

Prof. J. Vasconcelos

Todas as formas de governo divulgadas até a presente data ( monarquia, aristocracia, plutocracia, oligarquia, democracia representativa e ditadura) são espúrias e sem nenhum fundamento científico; surgiram do acaso, construídas ora pela força (pressão ou violência), ora por artifícios psicológicos (ardilezas religiosas, políticas, econômicas, sindicais ou classistas).

Nenhuma estabelece a soberania do povo. Não cabe sequer serem consideradas. E seguramente serão extintas totalmente no futuro, quando a humanidade estiver esclarecida.

A única forma de governo condizente à natureza humana é a Democracia Pura, que viabiliza o exercício da soberania de todos os cidadãos, neles inclusos os cidadãos comuns.

Sobre o SHP

O Movimento da Democracia Pura reivindica um tipo de processo de participação popular, que seria administrado por um grupo de cidadãos sorteados eletronicamente. Nesse caso, a seleção dos assuntos seria feita pelos próprios cidadãos obedecendo à tabela do SHP. Os assuntos mais pontuados positivamente seriam considerados selecionados e aptos para a votação.

O destaque do método SHP é que ele não aborda aspectos emocionais, fixando-se apenas nos pontos de interesse da comunidade. Desta forma, o cidadão tende a agir racionalmente, chegando ao resultado que mais atende à população. O modelo é uma versão moderna dos antigos encontros realizados em praças públicas pelos atenienses para decidir as questões políticas da Grécia Antiga. O Sistema se apoia na internet para alcançar uma ampla e representativa participação popular.

O SHP foi desenvolvido para que o cidadão possa se manifestar sobre os problemas que o afetam diretamente. Ele pode apresentar uma proposta, por exemplo, de iluminar uma rua ou um bairro. O projeto é apresentado na internet e passa a ser discutido por outros moradores da região. Os prós e contras da proposta são amplamente debatidos e os pontos positivos valem pontos no sistema. Essa pontuação vai dar ao eleitor a condição de analisar bem o assunto. A partir daí é iniciada a votação online.